Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Seg Fev 20, 2017 5:03 pm

O jogo tem quatro vagas.

A aventura/campanha será ambientada na 1ª Era, na Terra-Média. Algum tempo antes da Guerra da Ira, ainda antes da queda de Gondolin e Doriath. Essa época do universo do Tolkien é complicada pra ambientar, então esperem (e permitam) um pouco de liberdade criativa pra nós.

Pro andamento do jogo ser consistente, os jogadores têm que ter em mente que jogar pelo fórum é diferente, e os posts descrevendo ações precisam ser mais abrangentes (e descritivos). Se o jogo for encarado como um jogo de mesa, a história não sai do lugar. Tentem colocar o máximo de informação possível no mesmo post. Exemplo: O seu personagem ouviu um barulho entre os arbustos. Ao invés de pedir apenas um teste de Percepção, peça o teste e já diga o que ele faria em caso de emboscada ou outra situação. Sejam mais descritivos. Uma das vantagens de jogar por fórum, é que todos têm tempo de pensar bem nas ações, nos pensamentos do personagem, etc. O objetivo aqui é contar uma história, como em um conto ou livro. Tentem descrever suas ações e diálogos com isso em mente.

O Sistema de Jogo por Fórum

O desenvolvimento do jogo é mais ou menos como jogos de RPG eletrônico "point and click", ou seja, os jogadores não estão totalmente livres para fazerem o que quiserem. O jogo segue uma certa linearidade. Isso não quer dizer que serão forçados a fazer algo. Esse sistema serve apenas pra manter o jogo com uma direção. Um jogo totalmente livre por fórum rapidamente se torna bastante difícil de acompanhar.

Sistema

Provavelmente usarei Adventures in Middle-Earth, um suplemento não-oficial pra D&D 5e. Se não usar isso, usarei a 5e padrão mesmo.

Personagens Prontos
Acelera o processo. Deixarei o prelúdio aberto, pra vocês customizarem. Mas as motivações iniciais e os conceitos estarão prontos, assim como as fichas.

Em breve postarei os personagens em um tópico diferente. O que posso dizer sobre eles de antemão, é que são: Elfo Noldor combatente melee nobre, Elfo Sindar (Teleri) arqueiro, Humano (não sei classe/estilo de luta ainda), Anão porradeiro.

Adaptações do Sistema pra PbF
Pontos de Vida: Representam sua vontade de continuar lutando. Seja um esgotamento físico ou mental, seja num combate ou numa exploração de uma montanha gelada. Os Pontos de Vida são consumidos para realizar ações, explicadas adiante, e com ferimentos (no combate ou não).

Combate: O combate não acontece turno por turno, decidindo ação por ação nos dados. Isso faria o combate demorar um dia inteiro (ou mais). Ele é mais descritivo, e baseado na comparação das forças em questão. Ao entrar em combate, o jogador escolhe como o personagem dele irá lutar:
  • Combate Leve- Você consome 1/4 dos seus Pontos de Vida e pode entrar em modo de combate leve. Seu personagem terá acesso a ataques básicos e cantrips (sem uso de qualquer tipo de feats, ou habilidades especiais, como Divine Smite, ou ainda manobras de combate, como Shove). Modo de combate ideal para encontros corriqueiros;
  • Combate Moderado - Você consome metade dos seus Pontos de Vida e pode entrar em modo de combate moderado. Seu personagem terá acesso a feats, manobras de combate, habilidades especiais e magias de nível maior que 0 (mas limitado a apenas uma utilização). Modo de combate ideal em caso de encontros volumosos ou com inimigos poderosos.
  • Combate Total - Você consome 3/4 dos seus Pontos de Vida, e coisas cinematográficas começam a ocorrer com seu personagem. Seu personagem terá acesso a todas as habilidades, feats e magias disponíveis, além de +2 em todas suas rolagens.
Importante notar que ao final do combate pode haver consumo de pontos de vida extras (por ferimentos ou outras situações).

Perícias: Na maior parte do tempo, o seu personagem terá sucesso automático na maioria das perícias que ele tem treinamento. Na maior parte do tempo, o seu personagem terá falha automática na maioria das perícias que ele não tem treinamento. Cada possível falha pode ser convertida em sucesso com o consumo de um Ponto de Vida (declarado antes da utilização da perícia).

Recuperando Pontos de Vida: Pontos de Controle. São pontos seguros de salvaguarda para os personagens retornarem utilizando a ação Recuar, como por exemplo uma vila, ou uma caverna onde os personagens conseguiram estabelecer um acampamento seguro. Descansar em um ponto de controle restaura todos os pontos de vida do personagem. Quando um personagem subir de nível, ele receberá apenas o seu modificador de Constituição como pontos de vida extras, mas sempre no mínimo 1 ponto. Ex: Fulano é Fighter 1, e tem Con 14. Ele começa com 12 Pontos de Vida. Quando subir de nível, seus Pontos de Vida máximos se elevarão em 2 pontos (mod Con), para um total de 14.

Recursos: Explorações podem resultar em ervas medicinais, água mágica encontrada em alguma lagoa intocada da maravilhosa terra de Beleriand, ou equipamentos com poderes de restaurar ou diminuir o consumo de Pontos de Vida.

Desempenhando Ações: As ações são finitas, mas não limitadas: A cada mensagem do DM, definidas como Cena, haverão entre duas e três escolhas de cenas que os jogadores deverão tomar para continuar para a próxima cena. Embora seja o ideal, os aventureiros não precisam estar na mesma cena, podendo escolher caminhos diferentes e, com isso, também ganhar recompensas diferentes. Cada Cena escolhida por cada personagem pode consumir um ou mais pontos de vida. Cada mensagem do DM trará o total de Pontos de Vida dos personagens no momento. Haverão duas ações ocultas após cada Cena narrada (ou seja, elas sempre estão lá como opções, e não evidenciarei elas justamente por estarem sempre presentes). Vocês poderão escolher uma dessas ações sempre que acharem necessário:
  • Recuar - Será sempre um desafio de perícias baseado em Acrobatics/Athletics, Knowledge (Nature) e/ou Survival. Não é necessário possuir treinamento nas perícias para escolher a opção Recuar, mas como em todo desafio, você consome um ponto de vida extra para cada sucesso necessário. Ou seja, se você não for treinado em nenhuma das três, recomendo procurar recuar junto com os demais personagens que o fizerem. Ao escolher Recuar, o personagem não avança a Cena e retornará para o último Ponto de Controle para poder descansar.
  • Explorar - Será sempre um teste simples de uma das perícias: Persuasion, Knowledge (qualquer um), Perception ou outra que o jogador ou o DM achar conveniente (geralmente perícias que sirvam para providenciar informações de qualquer tipo). É uma ação “semi automática”. A cada cena postada haverão resultados automáticos para o grupo sobre estas perícias. Caso ainda queiram mais informação sobre a cena, vocês podem escolher Explorar, informando a perícia que desejam utilizar. Esta ação é prioritária caso escolhida. Ela pode, ou não, abrir possibilidade de novas cenas ou efeitos cinematográficos. E pode ainda resultar em uma Cena completamente nova, ignorando as escolhas anteriores.
Todas as rolagens de dados serão feitas por mim neste site. O site mantém um log das rolagens.

Quando meu personagem ficar sem Pontos de Vida, ele morreu?

Não. Os Pontos de Vida aqui são para medir o esforço físico, e para criar um fator limitador, já que é um jogo por fórum.

Um personagem pode usar Pontos de Vida de outro personagem quando executar uma ação, mas isso indica que o personagem que está "emprestando" Pontos de Vida está acompanhando o personagem em questão, e o auxiliando na tarefa.

Por exemplo, Fosco Tûk pode querer explorar o interior da caverna que o grupo encontrou para acampar, mas seus Pontos de Vida estão baixos. Ele pede para que Thrór o acompanhe, e indica em vermelho e negrito que quer utilizar os pontos de vida de Thrór. Se Thrór aceitar, os Pontos de Vida gastos serão retirados de Thrór, indicando que caso haja algum perigo, ele se coloca para proteger o pequeno Tûk.

Como Postar Ações

Em uma Cena, vocês poderão escolher entre uma das ações propostas por mim (que podem exigir um teste de perícia), ou uma das ações ocultas (Recuar e Explorar). Recuar sempre indica um descanso de 8 horas, que resulta em recuperação de pontos de vida, magias, habilidades, etc.

Em uma cena vocês também podem realizar qualquer diálogo entre si ou com NPCs. Podem executar a ação de Explorar a qualquer momento também, quantas vezes quiserem, tomando cuidado apenas com o consumo de Pontos de Vida.

Quando forem escolher uma ação, preciso apenas que marquem esta opção, para que ela fique bem visível, mudando a cor da fonte para vermelho e colocando negrito. Ela pode ser definida no meio do diálogo, por exemplo: - Círdan, agradeço a acolhida. Procurarei Turon imediatamente. Para fazer isso, é só usar o seguinte código:

Código:
[color=red][b]Texto.[/b][/color]

Ou usar as ferramentas de formatação do fórum.

Quando mais de uma pessoa escolher a mesma ação com o mesmo teste de perícia, somente o maior resultado será levado em conta, sendo os outros personagens considerados como ajudantes na tarefa.

Exemplo de Jogo

Narrador: Vocês estão diante dos portões de Angband, a fortaleza de Morgoth. Chegar até aqui foi relativamente fácil, o desafio está em entrar sem ser percebido.

Jogador 1: Legolas não se sente confortável diante dos portões negros do Senhor do Escuro. Recuar.

Jogador 2: Bilbo Bolseiro procura coragem dentro de si, e sai do esconderijo para investigar os portões de forma furtiva, procurando por alguma passagem. Explorar (Stealth, Perception).

Versão Alfa

É um sistema rudimentar, e estou aberto a sugestões e discussão sobre as regras.

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Felipe Savino em Seg Fev 20, 2017 9:06 pm

Eu quero jogar. Noldor ou anão. Noldor é meu primeiro pick.
avatar
Felipe Savino
Dungeon Master

Mensagens : 130
Data de inscrição : 28/11/2016
Idade : 27
Localização : Cuiabá

Ver perfil do usuário http://zandor.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Ygor Peluso em Seg Fev 20, 2017 9:22 pm

Me interesso muito! Anão ou Sindar.
avatar
Ygor Peluso
Orc Slayer

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/02/2017
Idade : 20
Localização : São Paulo/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Shox em Ter Fev 21, 2017 1:26 am

interessante! tem vaga ainda? parece que já tinham 2 pessoas com reserva.
avatar
Shox
Escritor

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Felipe Savino em Ter Fev 21, 2017 3:01 am

Shox escreveu:interessante! tem vaga ainda? parece que já tinham 2 pessoas com reserva.

Camila e Ivana tem preferência pra minha mesa só.
avatar
Felipe Savino
Dungeon Master

Mensagens : 130
Data de inscrição : 28/11/2016
Idade : 27
Localização : Cuiabá

Ver perfil do usuário http://zandor.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Shox em Ter Fev 21, 2017 8:45 pm

Felipe Savino escreveu:
Shox escreveu:interessante! tem vaga ainda? parece que já tinham 2 pessoas com reserva.

Camila e Ivana tem preferência pra minha mesa só.

demoro, to afim de ir de Sindar então
avatar
Shox
Escritor

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Ter Fev 21, 2017 9:15 pm

Então, por enquanto:
• Savino - Noldor
• Ygor - Anão
• Shox - Sindar

Falta alguém pra pegar a vaga do Humano.

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por João A. em Qui Fev 23, 2017 1:45 pm

Eu tenho interesse. Pode reservar a vaga de humano.
avatar
João A.
Goblin Slayer

Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Sex Fev 24, 2017 12:34 am

Vou começar o jogo só depois do carnaval. Até lá acho que posto os personagens.

EDIT:
Estou fazendo as fichas usando o Adventures in Middle-Earth. Começaremos no nível 3. O rascunho está assim:

  • Noldor Warden (Herald).
  • Sindar Wanderer (Hunter of Beasts)
  • Anão Slayer (Foe-Hammer)
  • Edain Warrior (Knight)

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Shox em Sab Fev 25, 2017 2:54 pm

Não tem classe tipo D&d? (fighter, ranger...)
avatar
Shox
Escritor

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Ter Fev 28, 2017 2:45 am

Shox escreveu:Não tem classe tipo D&d? (fighter, ranger...)
Não. Exceto por poucas excessões, as classes padrão do DnD não se encaixam nada com a fantasia da obra do Tolkien. Sobretudo na Era em que o jogo será ambientado.

Porém, quanto mais leio o Adventures in Middle-Earth, mais eu desgosto. É uma adaptação bastante preguiçosa. Mas como o jogo é PbF e as regras não tem tanto impacto, acho que vou acabar indo com o Adventures mesmo (na configuração que postei acima). As classes do suplemento pelo menos tentam criar um pouco o feeling da obra.

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Dom Mar 05, 2017 10:39 pm

Personagens postados:

Podem detalhar mais os prelúdios, e se quiserem trocar os nomes dos PJs, sem problema.


Última edição por E. Casati em Ter Mar 07, 2017 2:32 am, editado 1 vez(es)

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Ygor Peluso em Seg Mar 06, 2017 9:36 pm

A Marcha da Comitiva de Thrór

Forçamos uma longa marcha desde que deixamos para trás nossa montanha em Belegost e percorremos a superfície árida da estrada dos anões, ao leste.

A estrada nas terras selvagens se mostra mais hostil nestes tempos sombrios. E fomos molestados não apenas por orcs e bestas do escuro, mas também por humanos selvagens, que expulsos de suas terras, optaram pela miserável posição de saqueador. Não representaram maior ameaça que camundongos famintos, mas realmente manchavam a honra de raça dos Homens.

Os únicos rumores que realmente perturbavam a mente de nossos valentes eram a respeito do Grande Lagarto, que havia sido visto nos limiares da terra escura.

Avançamos rapidamente, já que não trazíamos conosco armas de cerco e aríetes. Nem mesmo usávamos carroças. Uma comitiva de trinta bravos - com líderes de nosso povo - seguia rumo a Balar, em reposta a uma convocação. Um conselho se reuniria para discutir um grande levante. Homens e... Elfos! Hmpf! Eis uma excelente oportunidade de mostrar àqueles orelhas-pontudas como se combate as proles do Inimigo!
avatar
Ygor Peluso
Orc Slayer

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/02/2017
Idade : 20
Localização : São Paulo/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Ter Mar 07, 2017 2:02 am

Ygor Peluso escreveu:A Marcha da Comitiva de Thrór

Forçamos uma longa marcha desde que deixamos para trás nossa montanha em Belegost e percorremos a superfície árida da estrada dos anões, ao leste.

A estrada nas terras selvagens se mostra mais hostil nestes tempos sombrios. E fomos molestados não apenas por orcs e bestas do escuro, mas também por humanos selvagens, que expulsos de suas terras, optaram pela miserável posição de saqueador. Não representaram maior ameaça que camundongos famintos, mas realmente manchavam a honra de raça dos Homens.

Os únicos rumores que realmente perturbavam a mente de nossos valentes eram a respeito do Grande Lagarto, que havia sido visto nos limiares da terra escura.

Avançamos rapidamente, já que não trazíamos conosco armas de cerco e aríetes. Nem mesmo usávamos carroças. Uma comitiva de trinta bravos - com líderes de nosso povo - seguia rumo a Balar, em reposta a uma convocação. Um conselho se reuniria para discutir um grande levante. Homens e... Elfos! Hmpf! Eis uma excelente oportunidade de mostrar àqueles orelhas-pontudas como se combate as proles do Inimigo!
Maneiro! Aproveito pra dizer que é exatamente esse tipo de post que eu espero durante os jogos.

Mudei alguns nomes de PJs, estavam muito parecidos (Ithildir, Elrohir, Haldir). Fiz algumas atualizações nas fichas, como, por exemplo, remover Common Tongue de todos os personagens. Acho que o mais próximo de um idioma comum em Beleriand nessa época é Sindarin. Também ajustei os equipamentos. As raças eu modifiquei bastante pra ajustar pro jogo, já que no Adventures in Middle-Earth não tem Noldor, Sindar e Edain.

Se tiverem algumas dúvidas ou sugestões sobre os personagens, podem falar. Algumas coisas lá podem parecer contraditórias, mas são intencionais. Exemplo: Ithildir foi proibido por Ulmo de divulgar sua demanda, mas é um contador de histórias e as usa para o propósito - a intenção é justamente criar conflito no PJ.

Não se atenham tanto a habilidades de classe, números, etc. Como falei, o jogo será muito mais narrativo.

Me avisem quando estiverem prontos, pra eu postar a primeira cena.

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Shox em Qua Mar 08, 2017 12:29 pm

Po, só porque eu tinha curtido o nome Elrohir...ahuahauhaah
avatar
Shox
Escritor

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por E. Casati em Qua Mar 08, 2017 5:49 pm

Shox escreveu:Po, só porque eu tinha curtido o nome Elrohir...ahuahauhaah
Elrohir é maneiro. Não é a toa que é o nome de um dos filhos do Elrond. Very Happy

_________________
Hunting Grounds: Chapel Hills
uma crônica de Lobisomem: os Destituídos.

Appalachian Moonrise
uma crônica de Lobisomem: o Apocalipse.
avatar
E. Casati
Orc Slayer

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/12/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Felipe Savino em Qui Mar 09, 2017 4:11 pm

Estou pronto!
avatar
Felipe Savino
Dungeon Master

Mensagens : 130
Data de inscrição : 28/11/2016
Idade : 27
Localização : Cuiabá

Ver perfil do usuário http://zandor.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Shox em Qui Mar 09, 2017 4:26 pm

Então se puder ser Elrohir mesmo estou OK para começar. =)
avatar
Shox
Escritor

Mensagens : 101
Data de inscrição : 29/11/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Ygor Peluso em Qui Mar 09, 2017 4:58 pm

Estou mais que pronto para partir a cabeça destes orcs fedorentos com meu machado!!!
avatar
Ygor Peluso
Orc Slayer

Mensagens : 40
Data de inscrição : 20/02/2017
Idade : 20
Localização : São Paulo/SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ritmo de Jogo, Regras, Postagens e outras coisas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum