Método de avanço de nível.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Método de avanço de nível.

Mensagem por Felipe Savino em Seg Jan 23, 2017 3:25 am

Pessoal, eu estava aqui lendo o Livro do Mestre, e assistindo uns vídeos de D&D e acabei amadurecendo uma ideia que eu já tinha faz uns meses. Como nossas sessões não são tão focadas em combate, até porque esse não é o tipo de jogo que eu gosto de mestrar, eu tava pensando em mudar o sistema de passagem de nível, de XP para Milestones. Eu prefiro.
O sistema de Milestones faz com que vocês passem de nível pelo andamento da campanha, no lugar de quantidade de XP do personagem. eu acho melhor pois não fica tão dependente dos combates, e eu não tenho que forçar uma quantidade de XP muito maior para uma dungeon ou uma quest só para dar a recompensa necessária.
Então eu quero a opinião de vocês sobre o assunto.
XP demora mais pra aumentar de nível, mas tem essa corrida de conseguir XP de qualquer maneira. Com Milestones vocês vão evoluindo de nível de acordo com os objetivos alcançados e com os obstáculos superados e com a dificuldade dos mesmos.
Por exemplo:
Nível 4 para o 5.
Ao invés de ter que conseguir a diferença de XP necessária, vocês teriam que superar uma quantidade de desafios que seja importante ou difícil o suficiente para demonstrar esse aumento de nível.
Um combate com 3 kobolds por exemplo, afeta pouco na Milestone, assim como afeta pouco no XP para passar um nível. Mas impedir que gangues de Dragonborns ataques vilas vizinhas é algo que dá uma recompensa maior, o que fica bem demonstrado no sistema de Milestones, já que é um objetivo cumprido, e não uma pilha de monstros que foram mortos/derrotados.

Isso não tira a importância dos BGs, que são mais do que o XP a mais, eles são a maneira que eu posso fazer o jogo mais próximo de cada personagem, fazendo com que o mesmo pertença ao mundo do jogo. E para quem faz resumo, eu estou pensando em outros tipos de recompensa, inclusive usar mais a inspiração do mestre pra isso.

Desde já obrigado galera, e espero mesmo que vocês deem suas opiniões sinceras aqui.

O tópico está postado dentro da categoria da campanha, mas todos são bem vindos na discussão.

Última edição por Felipe Savino em Sex Fev 03, 2017 2:50 pm, editado 1 vez(es)
Felipe Savino
Dungeon Master

Ver perfil do usuário http://zandor.forumeiros.com

Re: Método de avanço de nível.

Mensagem por pp90 em Seg Jan 23, 2017 8:18 am

Eu gosto dessa abordagem, apoio e concordo.
pp90
Orc Slayer

Ver perfil do usuário

Mensagem por dvdvecna em Seg Jan 23, 2017 2:03 pm

Eu acredito que o lance dos MARCOS (Milestones) é uma boa... uma ótima aliás... mas vejo o seguinte... as vezes com marcos, precisaremos fazer mais e mais quests... pois, se não me engano... há uma tabela que mostra a quantidade de marcos de acordo com o ND (nível de desafio). E isso pode ficar um pouco cansativo.

MAS por mim, apoio totalmente a mudança para os milestones.

E compartilha conosco essa parte (vídeo e pagina) pra podermos ler e ficar por dentro tbm.
dvdvecna
Goblin Slayer

Ver perfil do usuário

Mensagem por João A. em Seg Jan 23, 2017 11:16 pm

Como fica a questão das missões secundarias? Elas avançam também?
João A.
Goblin Slayer

Ver perfil do usuário

Mensagem por Felipe Savino em Seg Jan 23, 2017 11:53 pm

Sobre as dúvidas apresentadas.

dvdvecna escreveu:Eu acredito que o lance dos MARCOS (Milestones) é uma boa... uma ótima aliás... mas vejo o seguinte... as vezes com marcos, precisaremos fazer mais e mais quests... pois, se não me engano... há uma tabela que mostra a quantidade de marcos de acordo com o ND (nível de desafio). E isso pode ficar um pouco cansativo.

MAS por mim, apoio totalmente a mudança para os milestones.

E compartilha conosco essa parte (vídeo e pagina) pra podermos ler e ficar por dentro tbm.

Sobre ter que fazer mais e mais quests por ter que seguir uma tabela, em 5e não é assim.
No livro do mestre o que eu estou falando está em: DMG pg. 261 Level Advancement without XP.
DMG pg. 261 Wizard of the Coast escreveu:LEVEL ADVANCEMENT WITHOUT XP
You can do away with experience points entirely and control the rate of character advancement. Advance characters based on how many sessions they play, or when they accomplish significant story goals in the campaign. In either case, you tell the players when their characters gain a level. This method of level advancement can be particularly helpful if your campaign doesn't include much combat, or includes so much combat that tracking XP becomes tiresome.
SESSION-BASED ADVANCEMENT
A good rate of session-based advancement is to have characters reach 2nd level after the first session of play, 3rd level after another session, and 4th level after two more sessions. Then spend two or three sessions for each subsequent level. This rate mirrors the standard rate of advancement, assuming sessions are about four hours long.
STORY-BASED ADVANCEMENT
When you let the story of the campaign drive advancement, you award levels when adventurers accomplish significant goals in the campaign.

Então não é algo que vai ficar necessariamente ligado só com main quest.
Como o próprio João perguntou:
João A. escreveu:Como fica a questão das missões secundarias? Elas avançam também?
Tudo que vocês fizerem no jogo que leve a algum tipo de evolução conta na hora de determinar quando a passagem de nível acontecerá. Desde um Random Encounter por estar andando no Ermo, até salvar uma vila no meio do nada, que não tem nada com uma main quest x.

O aumento de nível tem a ver com a experiência obtida após uma situação ou um conjunto de situações. Então eu acho melhor

Sobre o estilo de discussão que estava lendo (apenas uma das que eu li):
Xp vs Milestones

Sobre o vídeo que eu estava vendo quando decidi postar aqui, é o seguinte (de um excelente canal que eu recomendo):
Felipe Savino
Dungeon Master

Mensagem por dvdvecna em Ter Jan 24, 2017 7:00 am

Agora entendi melhor... E agora faz mais sentido termos um avanço de PJ dessa maneira.

Como disse no grupo do whats: "Então... Eu via o lance dos milestones como pontos de arco.... Se conseguirmos terminar um arco da história na mesma sessão... Ganhamos milestones...mtas vezes terminar um arco era lvl up Na certa (isso pra lvls abaixo do 5°)

Já para plots individuais, uma coisa plausível seria encontrar itens secretos, receber pontos de inspiração etc.
Confere mestre?!
dvdvecna
Goblin Slayer

Ver perfil do usuário

Mensagem por caio.e.meirelles em Ter Jan 24, 2017 9:40 am

Se houver uma sidequest separada, por exemplo um ladino entra na cidade e faz x, y e z enquanto o grupo tá numa taverna, prisão ou morto. Como faz quando o grupo se reunir? O ladino progride como os outros, mas em um nível maior ou eventualmente eles todos catch up?

(Eu não vi ainda o vídeo, então, se a resposta estiver lá, não me odeie)

caio.e.meirelles
Goblin Slayer

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shox em Qua Jan 25, 2017 12:21 am

Pau na máquina. Bora testar
Shox
Escritor

Ver perfil do usuário

Mensagem por Felipe Savino em Qua Jan 25, 2017 12:29 am

caio.e.meirelles escreveu:Se houver uma sidequest separada, por exemplo um ladino entra na cidade e faz x, y e z enquanto o grupo tá numa taverna, prisão ou morto. Como faz quando o grupo se reunir? O ladino progride como os outros, mas em um nível maior ou eventualmente eles todos catch up?

(Eu não vi ainda o vídeo, então, se a resposta estiver lá, não me odeie)

Sidequests que não são para beneficiar o grupo como um todo, serão remuneradas com benefícios diferentes de XP, podem ser itens, habilidades temporárias, ou algo do gênero, que faça sentido com o que foi feito.

Boa dúvida.

edit: Não te odeio, s2
Felipe Savino
Dungeon Master

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: